Nos dias de hoje só se fala em design, performace, status e prazer ao dirigir. Isso é realmente inevitável! Agora imagina juntar tudo isso em uma plataforma de pura tecnologia e segurança. O resultado se chama Volvo.
Muitos não sabem, mas mesmo sem ter um Volvo, você já pode ter usado um Volvo….
As inevitáveis inovações:
1944: Célula de segurança e pára-brisa laminado.
1959: Cinto de segurança de três pontos dianteiro.
1960: Painel com revestimento.
1964: Protótipo do primeiro assento de segurança infantil voltado para trás.
1966: Zonas de absorção de energia e deformação tanto na dianteira como na traseira do veículo.
1967: Cintos de segurança traseiro.
1968: Apoios de cabeça dianteiros.
1969: Cintos de segurança de três pontos dianteiro, com bobina inercial.
1970: Fundação do Time de Pesquisa de Acidentes VOLVO.
1972: Cintos de segurança de três pontos traseiro e assento de segurança infantil voltado para trás à prova de travamento da criança na parte traseira.
1973: Coluna de direção deformável.
1974: Pára-choques com absorção de energia e tanque de combustível localizado à frente do eixo traseiro.
1978: Encosto de segurança infantil traseiro.
1982: Proteção anti-deslizamento dos bancos dianteiros e traseiro e espelhos retrovisores com maior ângulo de visão.
1984: ABS (Sistema de Freios Anti-Blocante).
1986: Luz de Freio brake light e cintos de segurança de três pontos para o assento traseiro central.
1987: Airbag para o motorista.
1990: Assento de segurança infantil integrado.
1991: SIPS (Sistema de Proteção conta Impactos Laterais) e cintos de segurança dianteiros com ajuste automático de altura.
1993: Cintos de segurança com três pontos, com bobina inercial como padrão para todos os assentos.
1994: Airbags SIPS (airbags para impactos laterais).
1997: ROPS (Sistema de Proteção Anti-Capotamento) em modelos conversíveis.
1998: WHIPS (Sistema de Proteção contra o Efeito Chicote) que que protege o pescoço dos ocupantes em caso de pancadas traseiras, e o IC (Cortina Inflável).
2000: Inauguração do Centro de Segurança da VOLVO Cars em Gotemburgo, sistema de fixação ISOFIX para todos os assentos infantis e Airbags com inflação de duplo-estágio.
2001: Carro Conceito Volvo Safety Concept Car (SCC).
2002: Extensão do Sistema de Proteção Anti-Capotamento (ROPS), desenvolvimento da boneca grávida para testes de colisão e RSC (Controle de Estabilidade Anti-Capotamento).
2003: IDIS (Sistema Inteligente de Informações para o Motorista), avisos sonoros como lembrança para usar os cintos de segurança traseiros (nos modelos S40 e V50), novas e patenteadas estrutura de redução de forças de colisão na extremidade frontal e fundação do Time de Pesquisa de Acidentes de Trânsito da VOLVO em Bangkok.
2004: WRG (Vidros Repelentes a Água).
2005: Implementação do DMIC (Cortina Inflável no Módulo de Porta) para os novos VOLVO C70.
2006: Sistema PCC (Personal Car Communicator) que informa o utilizador sobre o estado de segurança do automóvel e se existe alguém no seu interior. Este sistema consegue monitorizar as batidas cardíacas no interior do automóvel.
2009: City Safety, sistema que para automaticamente o veículo em velocidades abaixo de 31 km/h se alguma obstrução for detectada na frente do carro .
O City Safety é fantastico, confira o video:
Deixe um comentário